Existem algumas coisas que são extremamente desagradáveis, entre elas podemos citar a infiltração de água. Você já imaginou, aquela casa ou apartamento que você acabou de mudar e na primeira chuva, pronto a dor de cabeça aparece, a sua laje está com infiltração.

Depois de alguns minutos de raiva, e após a chuva passar, você começa a pensar, como resolver o problema, por onde começar? Aí você tem a brilhante ideia de procurar um “profissional”, aquele que te indicaram, ou seja, o faz tudo, isso mesmo, aquele faz serviço de massa, pintura, elétrica, polimento de assoalho entre outros. Não quero dizer que não existem profissionais que não são capazes de fazer isso, mas considere entre tantas variações, porque não procurar um especialista.

Como escolher o especialista

Como escolher o especialista

Agora sim, contratando um especialista, o nosso problema estará resolvido, nem sempre. Primeiro é importante ressaltar que estamos falando de especialista em impermeabilização. Se você estiver pensando assim, pensou corretamente, mas o que muitos esquecem, e esse é a razão desse texto, é que existe uma análise preliminar que muitos não fazem, e tem como resultado final o insucesso dos serviços de impermeabilização. Então vamos lá.

Como executar uma impermeabilização

Como executar uma impermeabilização

Antes de você definir que tipo de impermeabilização a ser feita, pense primeiro na área que deverá ser impermeabilizada, exemplo laje, varanda, terraço, entre outras, e se ela apresenta as condições ideais para receber uma impermeabilização.

Vamos esclarecer, uma boa impermeabilização começa com uma superfície firme, integra, quero dizer, não pode estar soltando pó, não pode estar oca, deverá estar limpa, isenta de gorduras, ou outros materiais que possam comprometer a aderência da impermeabilização que está por vir.

Quais testes práticos podemos fazer antes de iniciar a impermeabilização

Recomenda-se inicialmente fazer um teste com martelo de percussão e verificar áreas soltas ou de som cavo seja em superfícies cimentícias ou cerâmicas. Com um martelo de borracha ou mesmo um instrumento metálico ou de madeira, verificar a existência de eventuais peças soltas.

Quais testes práticos podemos fazer antes de iniciar a impermeabilização Quais testes práticos podemos fazer antes de iniciar a impermeabilização

A superfície que receberá a impermeabilização, deverá estar seca. Para verificar se a superfície está seca, efetuar o teste com folha de polietileno. Esse teste consiste em aplicar um filme plástico transparente, espessura 0,10 mm, tamanho de 50 cm x 50 cm fechando com fita auto adesiva ao seu redor. Após o mínimo de 24 horas verificar se existe condensação de umidade.

Quais testes práticos podemos fazer antes de iniciar a impermeabilização

Quais detalhes devem ser verificados antes de se aplicar o impermeabilizante

É importante verificar se todos os coletores de água estão rigidamente fixados à estrutura, além disso devem ter diâmetro mínimo de 75 mm para o perfeito arremate da impermeabilização.

Quais detalhes devem ser verificados antes de se aplicar o impermeabilizante Quais detalhes devem ser verificados antes de se aplicar o impermeabilizante

Lembrando que uma boa impermeabilização começa com um bom caimento para os ralos, ou coletores de água, (ideal 1% para áreas externas e 0,5% para áreas internas).

Boa impermeabilização

Se existirem fissuras / juntas estas deverão ser tratadas previamente conforme o sistema a ser utilizado.

Independente do sistema a ser aplicado, seja o que o mercado chama de manta líquida, ou manta asfáltica, você precisará que os cantos estejam arredondados, pois ângulos retos, dificultam a sua aplicação e o arremate do impermeabilizante.

Quando houver a necessidade de encaixe da impermeabilização nos planos verticais, a impermeabilização deverá estar a 10 cm do nível máximo que a água pode atingir.

Todas as tubulações de hidráulica, elétrica, gás que passam paralelamente sobre a laje devem estar acima da impermeabilização e nunca sob ela.

Tubulações

Todos os conduítes embutidos ou não, presentes na área a ser impermeabilizada, preferencialmente deverão estar dispostos em forma de guarda-chuva e rigorosamente selados.

Se você ou o profissional contratado tiver o cuidado de verificar todos esses detalhes antes de iniciar os trabalhos de impermeabilização, certamente você terá dado um grande passo para o sucesso. Ah! não esqueça de verificar também as emendas dos rufos se existirem, assim como trincas nas fachadas.

Caso deseje saber sobre qual o melhor produto impermeabilizante a ser utilizado, acesse estes blogs indicados abaixo, ou  veja nosso site: www.brasilimper.com.br.

Eng.º Sergio Marossi / Produtos Brasil Imper Contato: e-mail: sergio.marossi@gmail.com Cel. (11) 94070-2533.

https://brasilimper.com.br/impermeabilizacao-manta-liquida/

https://brasilimper.com.br/impermeabilizacao-de-laje-com-manta-liquida-preciso-colocar-tela/

https://brasilimper.com.br/impermeabilizacao-para-laje-com-transito/

https://brasilimper.com.br/impermeabilizante-para-piso/

https://brasilimper.com.br/como-impermeabilizar-lajes-com-rachaduras/