As rachaduras, trincas ou fissuras normalmente são as grandes responsáveis pelas infiltrações que aparecem nas lajes ocasionando danos não só na estrutura, mas principalmente nas áreas internas da edificação como pintura, revestimentos, mobiliários entre outros.

O que vem a ser rachaduras

Rachaduras, trincas ou fissuras de uma forma simplista são aberturas longitudinais na estrutura da laje que tem a variação da sua denominação em função das suas aberturas. As fissuras apresentam aberturas menores e as rachaduras as aberturas maiores. Aqui vale ressaltar que não estamos tratando de rachaduras com risco estrutural e sim aberturas que propiciam as infiltrações na edificação.

As rachaduras porque ocorrem

Podem ocorrer por diferentes motivos entre eles: por dilatação térmica, sobrecargas, acomodação da estrutura, trepidações causadas por trânsito de veículos principalmente os pesados, ou mesmo pela execução de uma obra vizinha. De qualquer forma é importante detectar a origem do problema.

As rachaduras, trincas ou fissuras apresentam o mesmo comportamento?

Não, elas podem ser estáticas ou dinâmicas. As estáticas, ou seja, aquelas que não apresentam movimentação e podem ser tratadas com material rígido, exemplo, uma resina epóxi, já as dinâmicas que apresentam movimentação em razão das causas enumeradas acima, devem ser tratadas com produtos flexíveis, como os selantes por exemplo.

Tratando as rachaduras é o suficiente para a estanqueidade da laje?

Na verdade, não, pois o tratamento das rachaduras, trincas ou fissuras é primeiro passo para a impermeabilização da laje, pois sabemos que a água pode penetrar não somente pelas fissuras, mas também pelas áreas adjacentes a ela. Então o importante é a impermeabilização de toda área.

Tratamento das aberturas é feita da mesma forma?

Aqui podemos apresentar algumas soluções dependendo da abertura existente na laje.

As fissuras que são as aberturas menores, podem ser preenchidas e seladas com o próprio material impermeabilizante, desde que esse produto atenda a essas exigências.

Já as trincas e rachaduras devem ser preenchidas com material elástico, os selantes de poliuretano. Para maiores detalhes consulte nosso blog, https://brasilimper.com.br/selante-pu-como-fazer-a-escolha-correta-para-tratamento-de-trincas/. Para maior segurança, após a colocação do selante, aplicar uma faixa de tela de poliéster numa largura de aproximadamente 20 cm, tendo como o centro o eixo da fissura impregnada com o material impermeabilizante a ser utilizado. Para maiores informações sobre qual tela utilizar, acesse nosso blog. https://impermeabilizando.com.br/2023/01/23/tela-para-impermeabilizacao/.

O que deve ser observado após tratar as trincas ou fissuras?

Importante observar também que o surgimento, ou a existência de várias trincas ou fissuras indica a falta de juntas de separação entre os elementos construtivos existentes nas lajes. Exemplo panos de grandes dimensões que se tivessem juntas formando panos menores diminuiria significativamente a movimentação da placa assim como a existência de juntas ao redor de pilares ou próximo as paredes. Dessa forma sugerimos que após o tratamento das aberturas, se faça o corte do pano da laje em panos menores, tipo 2x2m, ou 3x3m dependendo também da espessura do revestimento e o respectivo preenchimento dessas juntas com o selante.

O que fazer depois de tratar as trincas ou fissuras

Executado esse trabalho que chamamos de preparação, aí inicia-se o processo de impermeabilização propriamente dito na laje. Escolhendo o impermeabilizante mais adequado de acordo com o uso do local.
A Brasil imper tem impermeabilizantes para áreas externas compostos por membrana de poliuretano e também híbridos que atendem as mais variadas necessidades. Para conhecer melhor o processo de impermeabilização para essas áreas, consulte essa dica para impermeabilização de lajes expostas, https://brasilimper.com.br/impermeabilizacao-de-laje-exposta/ e veja também nossos blogs:

Caso deseje conhecer mais sobre nossos produtos, acesse www.brasilimper.com.br. Eng.º Sergio Marossi / Produtos Brasil Imper Contato: e-mail: sergio.marossi@gmail.com Cel. (11) 94070-2533.