Impermeabilização: serviço composto por uma ou mais camadas, que tem por finalidade proteger as construções contra a ação deletéria de fluidos, de vapores e da umidade.

Qual área devemos impermeabilizar

Vamos considerar duas situações:

A primeira delas trata-se de uma obra na fase de projeto. Nesse caso para simplificar a explicação, toda área molhada e molhável deve ser impermeabilizada. Então quais áreas considero como molhadas ou molháveis. Devo considerar por exemplo: banheiro com chuveiro, áreas descobertas ou parcialmente cobertas expostas as intempéries. Áreas de terraços, varandas que mesmo cobertas recebem limpeza com água corrente. As áreas da fundação como baldrames que devem ser impermeabilizadas para evitar a umidade ascendente, a famosa umidade de rodapé, além de reservatórios de água que esse dispensa comentários.

A segunda situação trata-se de uma obra de manutenção, ou melhor refazimento da impermeabilização. Aqui muitas vezes se tem a noção que problemas pontuais de vazamento podem ser resolvidos pensando da mesma forma, agindo apenas pontualmente. E é nesse caso específico que gostaria de explanar as minhas considerações.

Vamos exemplificar: em uma laje com revestimento temos um ponto de vazamento próximo ao ralo, então por consequência vamos agir atuando especificamente sobre ele. Então compra-se um produto impermeabilizante qualquer e aplica nesse ponto em referência. Resolvemos o problema, pode ser que sim, pode ser que não. E porque, pelo simples fato de que a água pode estar percolando por baixo do revestimento por exemplo e caminhando até o ponto de escoamento. Agindo dessa forma inclusive a água que percola pode descolar o produto impermeabilizante aplicado recentemente. Pronto lá se foi nosso dinheiro jogado fora.

Quais os benefícios da impermeabilização total

Impermeabilização total: Ao se decidir refazer todo o sistema impermeável, a primeira atitude é contratar profissionais especializados. Profissionais especializados tendem a trabalhar com produtos normatizados. Produtos normatizados tem processo e consumos definidos pelo fabricante. Resumindo o investimento inicial é maior, mas o resultado final com certeza compensa.

Principais diferenças entre impermeabilização total e parcial

Impermeabilização total:

Melhor preparo da área para receber o impermeabilizante.
Garantia dos serviços e produtos.
Tratamento de todos os pontos críticos da superfície.
Procedimento e consumo do produto de acordo com o fabricante.
Assessoria técnica já que será executado por profissionais da área.

Impermeabilização parcial:

Falta de uma preparação adequada do ponto ou área que receberá a impermeabilização.
Ausência de garantia para os serviços e produtos.
Possibilidade de descolamento do produto aplicado.
Cerâmicas e pedras também absorvem água e não só os rejuntes.
Ausência de uma assessoria técnica na aplicação dos produtos impermeabilizantes.
Desperdício de dinheiro.

Quando optar pela impermeabilização total

Quando optar pela impermeabilização total

Sempre, seja uma área a ser revestida ou que já tenha um revestimento existente. A impermeabilização em toda a área vai garantir não somente a estanqueidade do sistema, já que todos os pontos críticos, além de toda a superfície estará protegida pelo sistema impermeável. Como já mencionado acima, o cliente final terá a garantia dos produtos e também dos serviços diferentemente de uma execução parcial.

Porque impermeabilizar sobre revestimento existente é vantajoso.

Porque impermeabilizar sobre revestimento existente é vantajoso

Essas considerações também constam no nosso blog: Como impermeabilizar sobre piso cerâmico.
Temos aqui duas opções de impermeabilizante para piso. As membranas coloridas ou transparentes.
As membranas de poliuretano da Brasil Imper, https://brasilimper.com.br/produto/impermeabilizante-com-poliuretano/  são um exemplo disso. Podem ficar expostas ao tempo, são transitáveis tanto para pedestres como para veículos, além de terem uma variedade de cores.
Uma outra opção são as membranas transparentes, https://brasilimper.com.br/produto/resina-impermeabilizante-de-poliuretano/ , que mantem a característica original do piso, exemplo, porcelanato.
O processo de aplicação é relativamente simples, não tem cheiro, ou seja, podem ser utilizadas também em áreas fechadas ou com pouca ventilação.
Quando aplicadas não exigem novo revestimento sobre ela.
Esse processo além de esteticamente agradável traz uma economia significativa no bolso do cliente final.

Cuidados e manutenção após impermeabilização

Assim como qualquer revestimento, a impermeabilização também requer cuidados na sua manutenção. Cuidados na limpeza do dia a dia que deverá sempre observar as orientações do fabricante. Evitar a utilização de produtos agressivos que possam agredir quimicamente ou mecanicamente a superfície. Eventuais necessidades de reparo que venham a surgir, devem ser executados o mais rápido possível para que se evite danos maiores ao sistema impermeável.
A Brasil Imper disponibiliza no mercado produtos impermeabilizantes para essa finalidade que além de esteticamente bonitos, tem ótima resistência para as solicitações do dia a dia.

Para maiores informações sobre impermeabilização, acesse nossos blogs:

https://brasilimper.com.br/manta-liquida-para-impermeabilizacao-qual-a-melhor/ 

https://brasilimper.com.br/impermeabilizante-com-usar/ 

https://brasilimper.com.br/como-impermeabilizar-lajes-com-rachaduras/ 

https://brasilimper.com.br/preciso-colocar-tela-de-impermeabilizacao-com-manta-liquida/ 

https://brasilimper.com.br/impermeabilizante-manta-asfaltica-ou-manta-liquida/ 

https://brasilimper.com.br/impermeabilizante-liquido-como-fazer-a-escolha-correta/ 

https://brasilimper.com.br/impermeabilizacao-de-laje-como-preparar-a-superficie/ 

Caso deseje conhecer mais sobre nossos produtos, e nossas orientações, acesse www.brasilimper.com.br. Eng.º Sergio Marossi / Produtos Brasil Imper Contato: e-mail: sergio.marossi@gmail.com Cel. (11) 94070-2533.