Eflorescência são manchas esbranquiçadas que surgem em pisos e paredes com a dissolução de sais principalmente de cálcio e magnésio contidos no cimento e na cal.

O objetivo desse blog sobre Eflorescência

Embora muitos artigos tratam desse assunto, o nosso objetivo é trazer solução para as patologias já existentes seja eflorescência no piso, eflorescência em paredes, ou mesmo eflorescência no concreto. O importante é dar uma solução que evite seu ressurgimento.

Eflorescência: Onde e porque ocorrem

Existem também vários artigos que explicam sua formação e seu aparecimento seja eflorescência em pisos cerâmicos, cimentícios ou pedras assim como seu surgimento em paredes de tijolos ou revestidas com argamassa, cerâmica ou pedras.

De uma forma geral a eflorescência aparece na presença de materiais porosos como rejuntes, argamassas, cerâmicas, pedras, tijolos e sempre na presença de água. A água que infiltra através desses materiais ou fissuras existentes dissolve os sais do cimento e da cal. Com a evaporação da água esses sais depositam sobre a superfície reagindo com o CO2 formando resíduos normalmente brancos ou escurecidos quando na presença de fungos.

Eflorescência é sinônimo de infiltração?

Eflorescência, sinônimo de infiltração

Normalmente com o aparecimento das manchas brancas, carbonatação, a primeira dúvida que surge, se essas manchas esbranquiçadas são decorrentes de alguma infiltração. A resposta é sim e não. Sim se ela se refere a passagem da água por um revestimento poroso como argamassas, blocos, rejuntes ou através de fissuras existentes nesses materiais e não se essa infiltração não ultrapassa a superfície impermeável. Exemplificando, se as manchas esbranquiçadas aparecem nos rejuntes de um revestimento cerâmico na piscina, não quer dizer que a piscina está vazando, mas sim que os materiais aplicados no seu revestimento apresentam sais dissolvidos pela água que atingiram a superfície seja pela sua porosidade ou através de fissuras existentes.

Eflorescência: Como evitar

Aqui também é importante ressaltar que muitos artigos trazem e com muita propriedade as providências a serem tomadas quando da execução da obra. Entre elas estão a utilização de cimento com menos porosidade ou baixo teor de sais solúveis como o CP III, CP IV e o CP2 com adição de pozolana que nem sempre são os mais fáceis de encontrar no mercado.

Uma outra ação é adicionar aditivos nas argamassas para revestimento diminuindo sua porosidade, assim como sua permeabilidade.

Outra dica importante, é sempre evitar empoçamentos de água sobre revestimentos de pisos que normalmente são ocasionados pela falta de caimento adequado quando da sua execução.

Procure usar materiais de qualidade e de executar uma boa impermeabilização.

Eflorescência: Como remover

Eflorescência como remover

Agora vamos para uma outra situação e essa é aquela mais preocupa porque a obra está finalizada e ações corretivas que deveriam ter sido tomadas como indicadas acima, não são mais possíveis. Ou seja, a eflorescência já faz parte do seu revestimento final, seja piso ou parede.

Se a eflorescência já está presente, o primeiro passo é removê-la. Para remoção da eflorescência, podemos fazer a utilização de ácido acético (vinagre) fazendo um teste preliminar para evitar que a superfície manche. Inicialmente fazer a diluição de 1:1, (1 parte de ácido acético:1 parte de água). Após aproximadamente 30 minutos, lavar com água abundante para a eliminação de todo o resíduo de ácido. A seguir executar a raspagem, escovamento ou lixamento da superfície afetada. Quando o tratamento é sobre os rejuntes, não é necessário remove-los, apenas lixar removendo a superfície esbranquiçada.

Como bloquear a volta da eflorescência

Como bloquear a volta da eflorescência

OK já conseguimos remover a eflorescência no piso ou na parede e agora queremos que ela não volte a nos perturbar, pelos menos por um bom tempo. Qual a solução? A Brasil Imper tem a solução.

Aplicando o nosso produto Barra Eflorescência que como o próprio nome diz, barra o ressurgimento de novas eflorescências sobre as áreas afetadas.
Aqui é importante reforçar que o surgimento da eflorescência se dá sobre superfícies porosas, então é importante estar atento que superfícies como pedras como mármore ou granito por exemplo são muito porosas e a eflorescência não aparece nesses pisos somente por causa dos rejuntes. Então sugerimos aplicar nessas situações ou em situações semelhantes a essas, o nosso Super Selante Líquido Transparente.

Caso deseje conhecer mais sobre nossos produtos, e nossas orientações, acesse www.brasilimper.com.br. Eng.º Sergio Marossi / Produtos Brasil Imper Contato: e-mail: sergio.marossi@gmail.com Cel. (11) 94070-2533.

No site brasilimper.com.br você encontra vários blogs que ajudam a orientá-los sobre as melhores práticas de impermeabilização.

https://brasilimper.com.br/manta-liquida-para-impermeabilizacao-qual-a-melhor/

https://brasilimper.com.br/impermeabilizante-com-usar/

https://brasilimper.com.br/como-impermeabilizar-lajes-com-rachaduras/

https://brasilimper.com.br/preciso-colocar-tela-de-impermeabilizacao-com-manta-liquida/

https://brasilimper.com.br/impermeabilizante-manta-asfaltica-ou-manta-liquida/

https://brasilimper.com.br/impermeabilizante-liquido-como-fazer-a-escolha-correta/

https://brasilimper.com.br/impermeabilizacao-de-laje-como-preparar-a-superficie/