Objetivo
Quando falamos em verniz ou hidrofugante, precisamos deixar claro qual a finalidade da sua aplicação. Cabe inicialmente esclarecer algumas dúvidas, que embora pareçam obvias, confunde a quem não está familiarizado com o dia, dia do segmento. Inicialmente, a dúvida pode acontecer entre o acabamento que se deseja para a área específica de sua aplicação. Se o acabamento for a formação de uma película sobre o substrato, então estamos falando do verniz, caso deseje uma proteção onde mantenha o substrato com características naturais e repelente a água, então estamos falando do hidrofugante. Então o que é verniz e o que é hidrofugante:
Verniz
O verniz é formulado à base de resinas sintéticas e aditivos. Pode ser formulado à base de resinas vinílicas, acrílicas, estireno acrílicas de base água ou solvente, ou à base de resinas epoxídicas de dois componentes, ou também à base de resinas de poliuretano de dois componentes ou ainda pode ser formulado mono componente. O acabamento do verniz é transparente, porém, quando utilizados para proteger madeira pode receber pigmentos que imitam uma grande variedade delas como mogno, embuia, etc. O pigmento a ser utilizado deve ser compatível com a base do verniz (água ou solvente).
Verniz Aplicado Sobre Piso
Hidrofugante ou Hidro-repelente
O hidrofugante ou hidro-repelente é formulado à base de silicone, silano e siloxano, disperso em água ou solvente. Aqui vale ressaltar que no mercado adota-se a expressão hidrofugante também para um impermeabilizante que é adicionado em argamassa e concreto, reagindo com o cimento durante o processo de hidratação, dando origem assim a substâncias minerais que bloqueiam a rede capilar, proporcionando impermeabilidade. Por isso prefiro a expressão hidro-repelente quando o objetivo é a proteção superficial dos substratos.
Hidro-repelente: Aspecto da Hidrorepelência
Onde Posso Utilizar
O verniz pode ser utilizado em diversos substratos, como piso, madeira, piso de madeira, piso cerâmico, concreto ou cimento, pedras, como proteção de pinturas imobiliárias, em estruturas de concreto aparente, telhas cerâmicas, fibrocimento ou de concreto. O hidrofugante ou hidro-repelente pode ser aplicado para concreto, para pedras, para granito, para tijolo aparente, para reboco. Lembrando que as superfícies a serem protegidas com verniz ou hidrofugante, devem estar limpas, secas, isentas de pintura, óleos, desmoldantes, resinas, seladoras, ou seja, produtos que dificultem a aderência sobre os substratos.
Como Escolher a Proteção Mais Adequada
Aqui devemos lembrar do início desse blog, pois inicialmente a escolha depende não só de aspectos técnicos, mas também de aspectos arquitetônicos, ou seja, se desejo um acabamento natural da minha superfície, a opção verniz está descartada. Mas quando falamos que a nossa superfície pode ser revestida por uma película, então estamos falando sobre o verniz, mas cuidado existe vários tipos produtos a saber, como já mencionamos acima que o verniz, assim como o hidrofugante pode ser formulado à base de água ou solvente e aqui é preciso estar bem atento, pois aplicando um produto à base de solvente pode ocorrer o risco de manchamento da superfície. Outra recomendação importante é que se a superfície vai ser repintada, não devemos aplicar produtos à base de água sobre superfícies pré-pintadas com solvente, e nem superfícies com produtos à base de solvente sobre os de base água. Outro aspecto importante refere-se ao acabamento final, quanto a escolha pode ser fosco, acetinado ou brilhante.
Área Interna ou Externa
É muito importante na hora da escolha, se o produto vai ser utilizado para áreas internas ou externas. Vamos citar alguns exemplos no caso dos vernizes. Os de base epoxídica, bicomponente, não devem ser utilizados em área externa. Os de base acrílica, base água ou solvente, podem ser utilizados em área externa, porém existem os acrílicos estirenados que tem resistência menor as intempéries. Os produtos da Brasil Imper são um exemplo disso. São formulados à base de água, tanto os vernizes, https://brasilimper.com.br/produto/resina-impermeabilizante-de-poliuretano/, como os hidro-repelentes, https://brasilimper.com.br/produto/hidrofugante-para-fachada/, ou seja, totalmente isentos de solventes aromáticos. São resinas que servem para tanto para piso, madeira, telhados, sobre pedras e como proteção de pinturas. Podem ficar expostos pois não amarelam com o tempo. O processo de aplicação é relativamente simples, não tem cheiro, ou seja, podem ser utilizados em áreas fechadas ou com pouca ventilação. Esse processo além de esteticamente agradável combinado com a exigência da obra e apresentando uma relação de consumo bastante baixa, traz ao cliente um custo final reduzido com um produto de alta qualidade. Eng.º Sergio Marossi / Produtos Brasil Imper www.brasilimper.com.br Contato: e-mail: sergio.marossi@gmail.com – Cel. (11) 94070-2533