Porque devemos usar adesivo líquido para aplicação de argamassas cimentícias e ou gesso. O objetivo do uso do adesivo, também popularmente chamado de cola, vai além da melhora da aderência entre o revestimento e o substrato. E é isso que vamos explicar a seguir.

Que tipo de adesivo devo utilizar

Quando falamos em adesivo, temos que primeiro ter em mente, que não existe um só tipo, ou seja, a base química desses produtos pode ser entre os mais comuns: Acrílica, Pva, SBR. Cada um deles tem sua particularidade, mas que de uma forma geral atendem as exigências quanto a sua finalidade.

Quais as principais características de cada um deles

Entre os tipos mais comuns, estão os adesivos à base pva, também chamado de cola pva, muito utilizado em argamassa cimentícias como chapisco rolado, chapisco tradicional, reboco e emboço em revestimentos de paredes, tetos, pisos internos e também para aplicação de gesso sobre paredes, tetos e na fixação de sancas e molduras. Também pode ser utilizado como ponte de aderência em superfícies à base de EPS(“isopor”). O uso de adesivos acrílicos, também chamado de cola acrílica, é mais recomendado para áreas de maior responsabilidade e que estarão sujeitas às intempéries como fachadas ou em contato direto com a água. Não ré emulsiona na presença de água. Os adesivos à base de SBR atendem basicamente as áreas anteriores, mas não é indicado para superfícies à base de EPS (“isopor”).

Quais as vantagens de se utilizar adesivo nas argamassas de revestimento cimentício

Nas argamassas cimentícias, além de melhorar a aderência, diminui a permeabilidade, a retração e por consequência a sua fissuração, além de aumentar a coesão entre partículas, reduzindo também a perda de material na aplicação. Nos revestimentos à base de gesso, melhora a ponte de aderência entre o gesso e o substrato de concreto.

Qual a forma correta para a sua utilização do adesivo

Forma correta de usar o adesivo

O adesivo embora seja mono componente, ou seja, muito fácil de manusear, necessita de atenção para a sua aplicação. O primeiro passo é fazer a homogeneização do produto na embalagem. Em segundo, fazer a diluição correta de acordo com a utilização e as orientações do fabricante. Normalmente essa diluição é de 1 parte de adesivo para 2 partes de água que será utilizada como água de amassamento. Em terceiro, muitas vezes esquecido na hora da aplicação com o produto pronto para uso, é fazer a homogeneização antes da próxima mistura na argamassa cimentícia. Após o adesivo estar incorporado na mistura, é importante umedecer o substrato antes da aplicação da argamassa cimentícia.

Como preparar a superfície para receber o revestimento adesivado

Como preparar a superfície para receber o revestimento adesivado

Embora o produto tenha como característica melhorar a aderência junto ao substrato, precisamos dar especial atenção as condições desse substrato no qual o revestimento será aplicado. Entre elas estão: a integridade do substrato, sua limpeza, se há resíduos de desmoldante ou outro material que possa atuar como elemento de separação, entre eles o óleo, gordura, etc.

Como esses adesivos são encontrados no mercado

Balde de 18 litros

Tambor de 200 litros

Barrica de 25 litros

Normalmente esses produtos são fornecidos pronto para uso em embalagens de 18 l e 200 litros.

A linha Brasil Imper tem uma novidade que vai impactar não só na qualidade como na economia da obra seja ela nova ou reforma.

Temos o adesivo concentrado que é fornecido em galão de 3,6 kg e barrica de 25 kg.

O galão de 3,6 kg transforma-se em um balde de 18 litros somente adicionando água.

A barrica de 25 kg transforma-se em um tambor de 200 litros com adição de água.

A redução de custos é significativa e o produto final atende todas as exigências técnicas do mercado para utilização em argamassas cimentícias como chapisco, reboco e emboço em revestimentos de paredes, tetos, pisos internos e também para aplicação de gesso sobre paredes, tetos e na fixação de sancas e molduras.

Pode ser utilizado também em superfícies à base de EPS (“isopor”).

Lembrando que esse produto atende a norma NBR 13528.

Caso deseje conhecer mais sobre nossos produtos, acesse www.brasilimper.com.br. Eng.º Sergio Marossi / Produtos Brasil Imper Contato: e-mail: sergio.marossi@gmail.com Cel. (11) 94070-2533.