Para Impermeabilização de lajes

Hoje quando procuramos um produto no mercado para impermeabilizarmos uma laje, terraço ou varanda por exemplo, encontramos principalmente nas principais lojas de materiais de construção um produto o que o mercado define como manta líquida.

Existem diversos fabricantes que oferecem o produto, inclusive em mais de uma versão.

A questão é o seguinte: Como fazer a escolha correta se quem faz a compra não tem conhecimento específico sobre o assunto.

Vamos tentar aqui expor algumas informações que possam ajudar o usuário na sua escolha.

Existem no mercado vários tipos de manta líquida, a saber: os produtos de base acrílica, os de base asfáltica , poliuretano entre outros.

Vamos nos ater aqui aos de base acrílica que são os produtos mais encontrados no mercado. E por que são chamados de manta líquida.

Diferentemente da manta asfáltica que são produtos pré-fabricados, com espessura definida na fábrica, as mantas líquidas são moldadas no local, geralmente utilizando um rolo para a sua aplicação.

As Mantas Líquidas São Todas Iguais?

Não, e é aí que os usuários correm o maior risco de insucesso.

Uma questão muito importante é saber se a manta líquida oferecida resiste a estagnação de água, ou seja, independente da área a ser impermeabilizada, seja ela uma laje, terraço ou outra área qualquer. Havendo algum tipo de empoçamento, o material pode se degradar, o que tecnicamente falamos, que o material re emulsiona na presença constante de água.

E Como Podemos Distinguir Quais ou Qual o Material Que Atende as Necessidades:

Importante observar no descritivo do produto, normalmente em observações, ou precauções onde o fabricante informa sobre essa condição. Quando tiver a seguinte observação, material não suporta empoçamento, estagnação de água e ,ou, a área a ser impermeabilizada deverá ter no mínimo 1% de caimento e a sua obra ou área a ser impermeabilizada apresentar algum tipo de empoçamento, evite esse tipo de produto ou corrija o caimento se possível antes da aplicação. Se com empoçamento não resiste, então nem pensar em utilizá-lo em caixas d’água ou piscina.

Preciso Colocar Reforço na Minha Impermeabilização:

O reforço a que nos referimos são as tela de poliéster conforme foto abaixo:

Fazendo um comparativo com a manta asfáltica, nesse sistema nós temos dois elementos principais que compõem o produto propriamente dito; a massa asfáltica que é responsável pela impermeabilidade e um estruturante interno que é responsável pela resistência do produto, ou seja, para que o mesmo acompanhe as variações e/ou esforços que área for solicitada.

Com a manta líquida devemos pensar da mesma forma: o produto líquido é o responsável pela impermeabilidade e o estruturante, tela de poliéster, o elemento responsável pela sua resistência. Além disso a tela de poliéster tem outra função que é de auxiliar no controle da espessura, mas como assim.

Quando colocamos a tela, para que o trabalho esteja bem executado, deveremos cobri-la totalmente, o que nos obriga a aplicar o consumo correto especificado pelo produto.

E as Telas de Poliéster São Todas Iguais:

Não, as mais comuns encontradas no mercado são as telas de poliéster denominadas cruas que podem ser utilizadas para pequenas áreas. Áreas maiores e mais complexas, deveria ser utilizada uma tela de maior resistência, No mercado encontramos algumas telas com tramas que apresentam resistência até três vezes o valor das telas cruas.

As Manta Liquidas de Base Acrílica são Transitáveis:

Outro aspecto importante, é observar se a área onde o produto vai ser aplicado estiver sujeito ao tráfego mesmo que só de pedestres. Se for essa a condição esse tipo de produto não é recomendado. Havendo tráfego, o ideal seria pensar em produto à base de poliuretano alifático, ou seja pode ficar exposto ao tempo e tem resistência a abrasão.

Posso Fazer Revestimento sobre as Mantas Liquidas?

Se o produto utilizado atender as exigências conforme exposto acima, a impermeabilização com manta líquida poderá receber revestimento cerâmico diretamente sobre ela. Normalmente a colagem é feita utilizando argamassa colante do tipo ACIII.

Consigo Reduzir a Temperatura Interna do Meu Ambiente:

Existem no mercado várias cores disponíveis como branco, cinza, verde, cerâmica, Obviamente se além da necessidade de impermeabilização da laje, você necessita reduzir a temperatura interna, escolha a cor branca que ajuda a refletir os raios solares.

Como Preparar a Área para Receber o Impermeabilizante:

Aqui vale a pena ler nosso outro post: Preparação de Superfície para Impermeabilização de Laje. Onde enfatiza a questão da regularização, caimento, tratamento de fissuras, entre outras.

Escolher o produto correto, observar as instruções de aplicação do fabricante, atender as exigências quanto ao preparo da superfície, aliada a uma mão de obra de boa qualidade, significa garantia de sucesso para a sua impermeabilização.