QUAL A MELHOR OPÇĂO ?

Para o usuário que precisa fazer a impermeabilização de uma laje por exemplo, se depara com uma grande dúvida ao solicitar um orçamento. Qual a melhor alternativa para a minha situação: manta asfáltica ou manta líquida? A resposta é depende.

Qual a Avaliação que Devo Fazer para Escolher a Melhor Opção

Em primeiro lugar devemos conhecer as características da área a ser impermeabilizada. É uma área com muitos recortes. A área tem altura suficiente para receber uma proteção com cimento e areia necessária para a sua proteção, porque se não tiver a área externa ficará com uma altura maior que a interna. Aqui evidentemente estamos nos referimos a manta asfáltica sem proteção de alumínio. A área suporta aumento de peso. Que tipo de mão de obra eu disponho para fazer o trabalho.

Analisando as Exigências Acima, Vamos Iniciar pelas Mantas. Existe Diferenças entre as Mantas?

E como existe. As mantas asfálticas podem se produzidas atendendo a vários níveis de resistência. Umas rasgam com mais facilidade que outras por conter um elemento central que denominamos de estruturante. Elas são classificadas como tipo I, II, III, IV. As mais encontradas no mercado são as do tipo I, II e Tipo III. Quanto maior o tipo, maior é a sua resistência, portanto fique atento na especificação do cliente para não comprar gato por lebre.

Existe diferença na espessura?

Sim, normalmente as mantas são fornecidas com espessuras de 3,0 e 4, 0 mm. Aqui estamos nos referindo as mantas asfálticas aplicadas a maçarico. Se você acha que 1,0 mm de diferença não é importante; essa diferença significa 25% mais de massa asfáltica. E afinal de conta, qual devo escolher?. Prefira se possível as de 4,0 mm até porque a diferença de preço entre uma e outra não é tão significativa.

Posso Colocar um Revestimento Cerâmico Diretamente Sobre a Manta?

A resposta é não. Para execução de um revestimento cerâmico sobre a manta, primeiro precisamos fazer uma proteção, camada de cimento e areia ( 1 parte de cimento para 4 partes de areia) com espessura mínima de 2,0 cm. Em média costuma se usar 3,0 cm. Importante lembrar que entre a manta e a camada de cimento e areia, é importante colocar o que o mercado chama de camada separadora, (filme plástico ou papel kraft) para que os esforços da proteção não sejam transmitidos para a manta.

Outra observação importante: Se você vai comprar uma manta e fazer a proteção, não gaste seu dinheiro comprando uma manta com acabamento aluminizado.

E Quando Utilizo a Manta Aluminizada?

A manta com acabamento em alumínio pode ser utilizada nas seguintes situações: Quando você vai impermeabilizar uma laje e não vai haver tráfego sobre ela. Quando você não tem altura para fazer uma proteção, desde que não haja tráfego como falado anteriormente.

Sobre telhados, entre outras.

A Manta Aluminizada Serve para Melhorar o Isolamento Térmico do Imóvel?

Sim e não. Sim porque o alumínio reflete os raios solares reduzindo a incidência de calor sobre o imóvel. Não porque em locais de muita poluição, exemplo em São Paulo, a poluição e chuva formam uma chuva acida provocando a oxidação superficial do alumínio e por consequência reduzindo seu poder de reflexão.

Definido o Tipo de Manta, Quanto Devo Comprar

Para a instalação de mantas asfálticas, você vai precisar de: 0,4 a 0,5 litros por m² do primer asfáltico e de 1,15 m²/m² da manta. Lembrando que os rolos de manta Tem 10 m².

E Sobre a Manta Líquida

Como no outro post que publicamos já falamos bastante sobre as diferenças entre as mantas liquidas, vamos ressaltar aqui as condições em que o uso da manta líquida pode ser aplicada.

Para áreas com muitos recortes sem dúvida a manta liquida é muito bem vinda.
Se não temos altura suficiente para fazer uma proteção, a manta líquida é a mais indicada já que as mantas líquidas de base acrílica, as mais utilizadas, são resistentes as intempéries.

Se precisarmos fazer um revestimento cerâmico diretamente sobre o impermeabilizante a manta liquida atende. Lembrando que é importante utilizar a manta líquida adequada conforme explicamos no nosso outro post.

Se necessitar de impermeabilização em uma área que vai ter tráfego, pode se utilizar as mantas liquida à base de poliuretano resistentes as intempéries destinadas a esse fim.

E quando falamos de mão de obra, a manta líquida leva grande vantagem já que usa para a sua aplicação ferramentas mais simples como rolo de pintura, pincel.Como não tem emendas isso diminui a possibilidade de falhas.

Quanto Devo Comprar

Consideramos o consumo ideal entre 1,8 e 2,0 kg/m².

Na hora de comprar preste atenção na quantidade da embalagem.