Quando nos deparamos com a necessidade de refazer uma impermeabilização em uma laje ou terraço por exemplo, surge a primeira dúvida. Preciso quebrar o piso existente ou posso fazer sobre o atual. Dúvida nada mais do que justa já que o transtorno e os custos envolvidos são consideráveis.
A primeira coisa a avaliar é:
O piso existente se apresenta íntegro e em condições de receber um novo revestimento? A remoção do piso existente vai gerar transtornos contornáveis na habitação? Existe risco com a laje exposta após a remoção, em caso de uma eventual infiltração trazer danos maiores a habitação? O seu orçamento comporta todo o processo de demolição, nova impermeabilização e proteção? Se aplicar nova impermeabilização sobre o piso existente ela poderá ficar exposta ou terei que revesti-la novamente? Qual o impermeabilizante correto para se utilizar nessa situação?
Então vamos tentar esclarecer alguns pontos:
Se o piso existente estiver íntegro com resistência suficiente para a sua utilização, mesmo que apresente trincas ou juntas com falhas, o mesmo poderá ser reparado antes do processo de impermeabilização. Correções do caimento também são possíveis de se fazer. E muitas situações a demolição além de gerar transtorno ao local como barulho, sujeira, as vezes se torna quase que inviável quando a área a ser demolida colocar em risco tanto a saúde das pessoas, como a possibilidade de danos materiais em razão de uma infiltração provocada pela chuva. Aqui não estamos nem considerando as questões ambientais.
Avaliando essas situações preliminarmente vamos a questão financeira:
Qual é o custo de um processo completo incluindo, demolição, nova impermeabilização e revestimento. Se comparado a um sistema de impermeabilização aplicado sobre a área existente, estamos falando com certeza de pelo menos o dobro dos valores. Se definirmos em razão das condições apontadas acima, pela nova impermeabilização sobre a área existente, precisamos considerar que a nova impermeabilização deverá atender as exigências do local, como: É uma área de tráfego de pedestres ou veículos? O aspecto estético é importante? Se for um revestimento cerâmico, tipo porcelanato, posso perder a sua aparência atual? Preciso fazer novo revestimento?
Vamos as minhas considerações:
Existem produtos no mercado que atendem as exigências colocadas acima, a saber: As membranas de poliuretano da Brasilimper são um exemplo disso. Podem ficar expostas ao tempo, são transitáveis tanto para pedestres como para veículos, além de terem uma variedade de cores são perfeitamente aplicáveis considerando as observações iniciais sobre o piso existente. Existe inclusive membranas transparentes que mantem a característica original do piso, exemplo, porcelanato. Veja nosso post https://brasilimper.com.br/impermeabilizante-para-piso-ceramico/ O processo de aplicação é relativamente simples, não tem cheiro, ou seja, podem ser utilizadas em áreas fechadas ou com pouca ventilação. Quando aplicadas não exigem novo revestimento sobre ela. Esse processo além de esteticamente agradável traz uma economia significativa no bolso do cliente final. Eng.º Sergio Marossi / Produtos Brasil Imper www.brasilimper.com.br Contato: e-mail: sergio.marossi@gmail.com Cel. 11 94070 2533