Para tratar desse assunto de uma forma mais ampla e genérica e para não especificar se estamos nos referindo a impermeabilização de madeira de pinus, ou MDF, ou mesmo madeira de lei, vamos nos ater ao tratamento de uma forma geral. E o que na verdade precisamos saber:

Impermeabilizante para madeira são todos iguais

Evidente que não, existe uma série de produtos com bases diferentes entre si. Então como escolher o impermeabilizante para madeira que melhor se adapta a nossa necessidade. Para isso precisamos definir se usaremos um impermeabilizante para madeira externa ou interna, vamos definir se precisamos de um impermeabilizante para madeira incolor ou pigmentado, enfim como escolher o impermeabilizante ideal. Aqui vale a pena nós sermos um pouco mais específico. Eu particularmente gosto de madeiras impermeabilizadas com um impermeabilizante incolor que realce os veios das madeiras sem descaracterizá-las. Precisamos também especificar na hora da escolha se o impermeabilizante vai ser aplicado sobre madeira como portas, janelas ou sobre madeira para piso tipo deck de piscina onde é exigido um produto com resistência a abrasão.

Verniz ou Impermeabilizante

Qual a forma correta de definir ou nos referir ao produto que precisamos?

Para isso vamos dar uma explicação mais informativa e menos técnica:

O verniz tem a função de proteção e por ser transparente realça os veios da madeira e lhe confere uma proteção contra a ação das intempéries, ou outro tipo de desgaste.

O impermeabilizante transparente, https://brasilimper.com.br/produto/resina-impermeabilizante-de-poliuretano/ tem a função de proteção assim como o verniz, porém tem como diferenciais, maior flexibilidade que o verniz tradicional, apresentando melhor resistência a abrasão, como a resina epóxi e a resina à base de poliuretano, esta última principalmente suporta movimentações 

Lembrando que ambos formam uma película sobre a madeira e como salientamos realçam os veios da madeira, então torna-se muito importante a preparação da peça a ser envernizada ou impermeabilizada e para ser democrático vamos definir o produto a ser utilizado como verniz impermeabilizante.

Impermeabilizar madeira: Como preparar

Para a aplicação sobre madeira, o primeiro passo é fazer o lixamento. Existe no mercado lixa(s) de vários tipos de grãos. Se formos lixar uma madeira que já recebeu algum tipo de revestimento, inicie com uma lixa mais grossa tipo 80 e depois aplique uma lixa mais fina para melhorar o acabamento final, tipo 120 ou 150. O lixamento pode ser feito de forma manual, ou utilizando ferramentas para essa finalidade como a lixadeira orbital. Importante fazer o lixamento seguindo os veios da madeira. Após o lixamento remover o pó com um aspirador ou pano levemente umedecido, e aí sim, iniciar a aplicação.

Impermeabilizante para madeira: Como escolher o impermeabilizante ideal para madeira

Existe no mercado uma série de tipos de resinas para madeira, ou resinas impermeabilizantes e as mais conhecidas são as resinas acrílicas, base água ou base solvente, resina de poliuretano e a resina epóxi. Aqui vale lembrar que como estamos falando de um produto que forma uma película, não estamos nos referindo aqueles conhecidos como stain que penetram na madeira praticamente sem a formação de filme. Eu particularmente prefiro as resinas base água pois não tem cheiro, além de tornar mais fácil a limpeza do pincel ou rolo de aplicação. Outra análise que deve ser feita é quanto a durabilidade dos produtos já que quanto menor for o retrabalho, melhor. Analisando por esse aspecto, enquanto as resinas epóxi tem ótimo desempenho para uso interno, já não se pode dizer o mesmo quando o uso é para área externa, já as resinas acrílicas e de poliuretano tem bom desempenho para as áreas externas. As resinas de poliuretano têm um desempenho melhor e, portanto, exigem um menor número de retrabalho.

Caso deseje conhecer mais sobre impermeabilizante transparente, acesse www.brasilimper.com.br.

Eng.º Sergio Marossi / Produtos Brasil Imper
Contato: e-mail: sergio.marossi@gmail.com Cel. (11) 94070-2533