O impermeabilizante líquido ou manta líquida são camadas de impermeabilização moldadas no local com características compatíveis para suportar as movimentações do substrato.
Impermeabilização de lajes: produto
Hoje quando procuramos no mercado um impermeabilizante para laje, terraço ou varanda por exemplo, encontramos principalmente nas principais lojas de materiais de construção um impermeabilizante líquido para piso que o mercado define como manta líquida. Existem diversos fabricantes que oferecem o produto, inclusive em mais de uma versão.
Impermeabilizante de laje: como escolher
Como fazer a escolha correta se quem faz a compra não tem conhecimento específico sobre o assunto. Vamos tentar aqui expor algumas informações que possam ajudar o usuário na sua escolha.
Existem no mercado vários tipos de manta líquida, entre elas as de base acrílica, as de base asfáltica, com poliuretano entre outros. Vamos nos ater aqui aos de base acrílica que são os produtos mais encontrados no mercado.
As mantas líquidas são todas iguais?
Não, e é aí que os usuários correm o maior risco de insucesso. Uma questão muito importante é saber se a manta líquida oferecida resiste a estagnação de água, ou seja, independente da área a ser impermeabilizada, seja ela uma laje, terraço ou outra área qualquer. Havendo algum tipo de empoçamento, o material pode se degradar, o que tecnicamente falamos, que o material re emulsiona na presença constante de água.
Quais ou qual material atende as necessidades:
Importante observar no descritivo do produto, normalmente em observações, ou precauções onde o fabricante informa sobre essa condição. Quando tiver a seguinte observação, material não suporta empoçamento, estagnação de água, ou seja, a área a ser impermeabilizada deverá ter no mínimo 1% de caimento e na sua obra a área a ser impermeabilizada apresentar algum tipo de empoçamento, evite esse tipo de produto ou corrija o caimento se possível antes da aplicação. Se com empoçamento não resiste, então nem pensar em utilizá-lo em caixas d’água ou piscina.
Tela para impermeabilização: preciso colocar?
O reforço a que nos referimos são as telas de poliéster conforme foto abaixo: Fazendo um comparativo com a manta asfáltica, nesse sistema nós temos dois elementos principais que compõem o produto propriamente dito; a massa asfáltica que é responsável pela impermeabilidade e um estruturante interno que é responsável pela resistência do produto, ou seja, para que o mesmo acompanhe as variações e/ou esforços que área for solicitada.
Com a manta líquida devemos pensar da mesma forma: o produto líquido é o responsável pela impermeabilidade e o estruturante, tela de poliéster, o elemento responsável pela sua resistência. Além disso a tela de poliéster tem outra função que é de auxiliar no controle da espessura, mas como assim. Quando colocamos a tela, para que o trabalho esteja bem executado, deveremos cobri-la totalmente, o que nos obriga a aplicar o consumo correto especificado pelo produto.
Telas de Poliéster são todas iguais?
Não, as mais comuns encontradas no mercado são as telas de poliéster denominadas cruas que podem ser utilizadas para pequenas áreas. Áreas maiores e mais complexas, deveria ser utilizada uma tela de maior resistência. No mercado encontramos algumas telas com tramas que apresentam resistência até três vezes o valor das telas cruas. Aproveite e veja esse post https://brasilimper.com.br/preciso-colocar-tela-de-impermeabilizacao-com-manta-liquida/.
Manta líquida de base acrílica são transitáveis?
Outro aspecto importante é observar se a área onde o produto vai ser aplicado estará sujeito ao tráfego mesmo que só de pedestres. Se for essa a condição, esse tipo de produto não é recomendado. Havendo tráfego, o ideal seria pensar em um impermeabilizante com poliuretano. alifático, https://brasilimper.com.br/produto/impermeabilizante-com-poliuretano/, ou seja pode ficar exposto ao tempo e tem resistência a abrasão.
Manta líquida pode receber revestimento?
Se o produto utilizado atender as exigências conforme exposto acima, a impermeabilização com manta líquida poderá receber revestimento cerâmico diretamente sobre ela. Normalmente a colagem é feita utilizando argamassa colante do tipo ACIII.
Consigo reduzir a temperatura interna do meu ambiente:
Existem no mercado várias cores disponíveis como branco, cinza, verde, cerâmica, obviamente se além da necessidade de impermeabilização da laje, você necessita reduzir a temperatura interna, escolha a cor branca que ajuda a refletir os raios solares.
Como preparar a área para receber o impermeabilizante:
Aqui vale a pena ler nosso outro post, https://brasilimper.com.br/impermeabilizacao-de-laje/, onde enfatiza a questão da regularização, caimento, tratamento de fissuras, entre outras.
Escolher o produto correto, observar as instruções de aplicação do fabricante, atender as exigências quanto ao preparo da superfície, aliada a uma mão de obra de boa qualidade, significa garantia de sucesso para a sua impermeabilização.
Caso deseje conhecer mais sobre impermeabilizante transparente, acesse www.brasilimper.com.br. Eng.º Sergio Marossi / Produtos Brasil Imper Contato: e-mail: sergio.marossi@gmail.com Cel. (11) 94070-2533