Impermeabilizantes utilizados em telhado industrial devem proteger as construções contra infiltrações, mas não devem conter solventes, devem ser aplicados a frio e ser de alta durabilidade.
Impermeabilização de Telhado: Tratando inicialmente da segurança.
A execução de impermeabilização em telhados industriais exige conformidade total com as Normas Regulamentadoras (NRs) e as Normas Brasileiras (NBRs). Devem ser observados principalmente a NR-35: Trabalho em altura.
Toda atividade realizada acima de 2 metros de altura requer o cumprimento da NR-35. Em telhados industriais, isso envolve:
Sistemas de Ancoragem: Instalação de linhas de vida temporárias ou definitivas. Em telhas metálicas, devem-se utilizar suportes que não perfurem a chapa, preservando a garantia da telha e a estanqueidade.
Equipamentos de Proteção Individual (EPIs): Uso obrigatório de cinturão de segurança tipo paraquedista com talabarte duplo ou trava-quedas, além de capacete com jugular e calçados antiderrapantes.
Análise de Risco (AR): Documento que deve ser elaborado por profissional habilitado antes de cada jornada, considerando condições climáticas (vento, chuva) e riscos elétricos (proximidade com redes de alta tensão).
Impermeabilização de Telhado: Identificando os pontos críticos.
Inicialmente o importante é verificar:
- Pontos de infiltração;
- Emendas e sobreposições abertas;
- Parafusos soltos;
- Oxidação (ferrugem);
- Trincas e fissuras (concreto, fibrocimento);
- Telhas soltas.
Se o telhado for metálico, remover a oxidação (ferrugem) através de lixamento ou através da aplicação de produtos desincrustantes. Hoje existem inclusive produtos biodegradáveis para essa necessidade. A troca de parafusos oxidados ou arruelas ressecadas deve ser avaliada.
Se o telhado for de fibrocimento ou concreto, selar fissuras e trincas, corrigir juntas, sobreposições e eventualmente a substituição de telhas quebradas.
Impermeabilização de Telhado: Preparando para a aplicação do impermeabilizante.
Seja em telhados metálicos, fibrocimento ou concreto, executar inicialmente uma limpeza com hidrojateamento, removendo poeiras, restos de tinta e resíduos de graxa. Para a remoção de graxa existe no mercado desengraxantes biodegradáveis.
Aguardar a secagem completa para início da impermeabilização.
Impermeabilização de telhado: Tratamento dos pontos críticos.

Os pontos críticos são responsáveis por mais de 80% das infiltrações industriais. O tratamento profissional inclui:
Envelopamento de Parafusos: Cada parafuso de fixação deve ser limpo e vedado individualmente. Utiliza-se um selante elastomérico de alta viscosidade para criar um “capuz” impermeável que resista à vibração e movimentação térmica ou pode-se utilizar um estruturante tipo “VP50” impregnado com o impermeabilizante.
Tratamento de Juntas e Transpasses: As sobreposições de telhas devem receber um reforço, aqui recomendamos também a aplicação do véu de poliéster tipo “VP 50” impregnado entre duas camadas do impermeabilizante. Este procedimento garante que a membrana não se rompa nos pontos de maior tensão mecânica.
Arremates de Ralos, Rufos, Calhas e Perfurações: Tubulações de ventilação, bases de ar-condicionado e rufos devem receber tratamentos específicos com selantes e ou reforços têxteis para garantir a continuidade da impermeabilização.
Impermeabilização de Telhado Industrial: Porque usar a membrana de poliuretano
Para a execução desse tipo de impermeabilização indicamos a membrana de poliuretano alifática, nosso Pu Top Coat, pois o Pu oferece uma resistência mecânica inigualável, sendo ideal para coberturas que recebem tráfego de manutenção de sistemas de climatização ou painéis solares. Resisti ao amarelamento, à degradação UV e a estagnação de água.
Comparado à manta asfáltica, o sistema de PU apresenta uma execução mais rápida e menor peso próprio, o que alivia a carga sobre a estrutura metálica do galpão. Sua vida útil estimada mínima é de 15 anos.
Também tem a vantagem de ser executada em diferentes tipos de cores, atendendo a necessidade da estrutura local. Por exemplo na cor branca para refletir a radiação solar.
Impermeabilizando com a membrana de poliuretano: Como executar

Aplicar o produto Brasil Imper Top Coat em toda a superfície utilizando um rolo de pintura de pelo curto de modo a formar uma película uniforme. Para execução de arremates, recortes, utilizar pincel / trincha de 3 “. Com esta ainda úmida, colocar o estruturante na primeira demão nas regiões descritas acima.
Aguardar aproximadamente 24 horas entre demãos. Ideal 04 demãos.
Importante: Aplicação da demão subsequente deve ser executada quando a anterior estiver completamente seca.
Aplicar sempre na presença de dias firmes e nunca com previsão de chuva.
Lembrando que o sistema pode ser aplicado também pelo sistema air less.
Cura final do produto: 07 dias
Finalizando: Toda a linha de produtos Brasil Imper é formulada com impermeabilizantes isentos de solvente. Além da membrana de poliuretano Top Coat, temos nossa membrana híbrida, Super Manta Líquida, impermeabilizantes de poliuretano transparentes, Super Selante Transparente, impermeabilizantes para umidade ascendente também transparentes, Barra Umidade-Nanofix.
Segue abaixo alguns blogs que ajudam a orientá-los sobre as melhores práticas de impermeabilização.
https://brasilimper.com.br/impermeabilizante-com-usar/
https://brasilimper.com.br/preciso-colocar-tela-de-impermeabilizacao-com-manta-liquida/
https://brasilimper.com.br/impermeabilizacao-de-laje-posso-fazer-parcial/
Caso deseje conhecer mais sobre nossos produtos, e nossas orientações, acesse www.brasilimper.com.br. Eng.º Sergio Marossi / Produtos Brasil Imper Contato: e-mail: sergio.marossi@gmail.com Cel. (11) 94070-2533.