Vamos lá, se você já tem uma piscina ou se estiver construindo, o aspecto fundamental para o sucesso, além da estrutura que deverá suporta todo o volume de água, outro componente fundamental na execução é sem dúvida nenhuma a impermeabilização, e nesse aspecto surge a dúvida, qual o melhor impermeabilizante a ser utilizado. Depende, no mercado existe uma variedade deles e aqui vamos comentar alguns para que possamos ajuda-lo na sua decisão:

Impermeabilizante Cimentício

Esses são plenamente conhecidos no mercado e são popularmente batizados de 1000 e 7000. E que vem a ser esses impermeabilizantes: os produtos caracterizados como 1000( argamassa polimérica) são bi componentes ( resina e cimento) e normalmente é aplicado inicialmente para piscinas enterradas, já que esse produto suporta tanto a pressão positiva (pressão de água dentro da piscina), como a negativa ( pressão da água que possa existir no local exercendo pressão sobre as paredes da piscina pelo lado externo, porém esses impermeabilizantes não tem flexibilidade, ou seja não acompanham a movimentação da estrutura. Assim a estrutura(piscina) necessita de um impermeabilizante flexível (7000), os produtos caracterizados como 7000 (resina termoplástica) são bi componentes (resina e cimento aditivados com fibras) e devem ser aplicados tanto para piscinas enterradas após o 1000, assim como em piscinas elevadas. Lembrando que a aplicação desses produtos é feita normalmente com a utilização de brochas com cerdas de nylon com formato retangular. Embora contenham fibras incorporadas que aumenta sua resistência, sugiro não dispensar a utilização de telas estruturantes (telas de poliéster). Aí vale uma observação, nem todas as telas estruturantes são indicadas para esse tipo de impermeabilizante, pois como contém cimento na sua formulação, atacam o poliéster por conter álcalis na sua formulação. Assim na hora de escolher, escolha a tela estruturante com poliéster revestido com resina de Pvc. Outra observação, havendo fissuras na estrutura essas devem ser tratadas inicialmente com a utilização de selante Pu.

Manta Asfáltica

A manta asfáltica é um impermeabilizante pré fabricado à base de asfalto modificado contendo um estruturante no seu interior. São fornecidas em rolos de 1,0 metro de largura x 10 metros de comprimento. Esse sistema é aderido ao substrato inicialmente pela aplicação de um primer, que pode ser à base de água ou solvente. Após a cura do primer, a manta asfáltica é aquecida com a utilização de um maçarico, ou também pode colada com asfalto modificado à quente. É um produto flexível e de boa resistência a tração, porém devemos ter cuidado na sua escolha, porque: A sua aplicação deve ser evitada em piscinas enterradas, já que a manta asfáltica não suporta pressões negativas, ou seja, pressão exercida de fora para dentro da piscina. Isso ocorrendo acontece além dos vazamentos, o desplacamento geral do revestimento. Ela é perfeitamente aplicável para piscinas elevadas. Realizada a sua aplicação, ela deverá ser revestida inicialmente com uma argamassa de cimento e areia estruturada com uma tela plástica (proteção mecânica) para que absorva as tensões que serão exercidas sobre essa argamassa. Observação, havendo fissuras na estrutura essas devem ser tratadas inicialmente com a utilização de selante específico para esse sistema.

Impermeabilizante com Poliuretano

A membrana de poliuretano é um impermeabilizante para piscina que pode ser fornecida basicamente de duas formas: conjunto com 02 componentes, ou mono componente. Dentre os monocomponentes existem os de base solvente e os de base água. São aplicados normalmente com a utilização de rolos de pelo curto confeccionado com lã de carneiro. A dificuldade maior nos bi componentes está que após a mistura dos produtos, existe um tempo curto para a sua aplicação, senão perde-se o produto com o seu endurecimento. Outra dificuldade está na limpeza das ferramentas, já que após o endurecimento praticamente devemos fazer o descarte já que sua reutilização fica praticamente impossibilitada. Veja nosso post https://brasilimper.com.br/impermeabilizante-com-poliuretano-bicomponente-ou-mono-componente/

A linha de produtos Brasil Imper tem uma solução que pode facilitar e economizar no resultado final. Trata-se de um impermeabilizante com poliuretano, de base água, mono componente, sem cheiro, de fácil aplicação que pode ficar exposto ao tempo. Fornecido em diversas cores, inclusive na cor azul. Caso deseje revestir a piscina, aplicar na última demão nosso produto Brasil Imper Antiderrapante que já vem com areia incorporada para melhorar a ancoragem do revestimento final, além de colaborar para uma obra mais limpa. A aplicação com rolo de pelo curto confeccionado em lã de carneiro pode ser reaproveitado já que a limpeza das ferramentas também é muito simples por ser um produto à base de água.

Importante: Após a execução da impermeabilização é fundamental a execução do teste de estanqueidade que consiste no caso das piscinas em encher o local e aguardar por 72 horas para verificar eventuais falhas no revestimento. 

Eng.º Sergio Marossi   / Produtos Brasil Imper
www.brasilimper.com.br
Contato: e-mail: 
sergio.marossi@gmail.com  Cel. 11 94070 2533